Terreno Baldio

"Considerado por muitos como o Gentle Giant brasileiro, o Terreno Baldio é um dos mais importantes grupos nacionais no estilo. Formado no início dos anos 70, o grupo estréia em 1975 com "Terreno Baldio", que sai pela gravadora Pirata em tiragem de 3000 cópias. As fitas-master do álbum desapareceriam nesta mesma época impedindo novas prensagens. O grupo lançaria ainda mais um álbum, "Além das lendas...", antes de debandar, em 1978. Interessante o fato do tema do LP ter sido uma imposição da gravadora para fechar o contrato. A formação era ligeiramente diferente, com Ayres Braga (ex-Joelho de Porco) no lugar de Ascenção.
O Terreno voltaria a se reunir em 1993 para regravar o primeiro LP, dessa vez em inglês, para um (re)lançamento pela Progressive Rock Worldwide (com direito a faixas-extras). Ou seja, trata-se, na verdade, de um terceiro dico do grupo. A formação do Terreno "versão 93" é Kurk, Mello e Lazzarini." (ERP)

RPB: Depois de quase duas décadas de seu lançamento original, em 1976, e após um processo de produção de praticamente dois anos (entre pesquisa, design de encarte e masterização), a gravadora niteroiense Rock Symphony e o grupo paulista Terreno Baldio relançam o primeiro disco, que ainda era inédito em CD. O som foi remasterizado na Itália pelo produtor original dos dois LPs da banda (Cesare Benvenuti), possui encarte de 16 páginas colorido com extensa biografia da banda, entrevistas exclusivas, fotos inéditas e até mesmo um encarte extra em inglês, para o mercado externo. A banda iria se apresentar no RARF 2003, mas inesperadamente cancelou sua apresentação. 

Músicos:
João Carlos Kurk - vocal, flauta e percussão
Mozart de Mello - guitarra
Ronaldo Lazzarini - teclados
Ascenção - baixo
Joaquim - bateria e percussão

Discografia:


Terreno Baldio - 1975 - Pirata / 2003 - Rock Symphony
Além das Lendas Brasileiras - 1976 - Continental
Terreno Baldio (versão em inglês) - 1993 - PRW

Som

Voltar