Ray Wilson

Ray Wilson ficou conhecido no mundo pop após estourar com um single da banda Stiltskin em 1994. Daí surgiu o convite para tocar no Genesis, no CD Calling All Stations, que mesmo sendo execrado pelos fãs mais radicais da banda, é na verdade um ótimo disco de pop rock. Depois também teve a oportunidade de cantar no disco do Scorpions (Moment of Glory, de 2000). Recentemente, apareceu como vocalista convidado do RPWL, cantando duas músicas do CD World Through Your Eyes (Roses e Lights). Ensaiando diariamente para a turnée sul-americana, Ray teve este bate-papo virtual com a RPB, onde com poucas palavras falou de muitas coisas...

RPB: Ray, como podemos ver em seu portal, você está promovendo seu novo CD (um disco duplo que registrou seu show de promoção do CD The Next Best Thing). Fale-nos um pouco mais sobre este trabalho.

Ray: Na verdade este trabalho só pode ser comprado por enquanto diretamente em meu site até o fim de maio. Depois a Inside Out começará a distribuí-lo.

RPB: Os promotores dos seus shows pela América do Sul estão anunciando o seu show da seguinte forma: "A última voz do Genesis". Você poderia nos dizer sobre esta experiência de tocar com um dos ícones do rock progressivo?

Ray: Eu me diverti bastante com o Genesis e é muito gratificante tocar grandes clássicos da banda. E por isso eu continuo a tocá-las nos meus shows!

RPB: Por favor, fale-nos um pouco mais sobre as suas bandas antes de você tocar no Genesis...

Ray: Eu estive em muitas bandas desde os meus 14 anos de idade. Agora com 36 estou curtindo a minha carreira-solo, mas neste momento estou gravando outro disco do Stiltskin, que será lançado ano que vem. Este trabalho está um pouco mais pesado que o meu material solo. O Stiltskin fez muito sucesso na Europa em 1994.

RPB: Fale-nos um pouco mais da banda que o acompanhará nesta turnée. Eles são do cenário progressivo?

Ray: Nem todos. São todos escoceses. Steve Wilson, meu irmão, toca guitarra e também canta. Irvin Duguid, tecladista, também está comigo no Stiltskin, além de tocar em outras banda como Gun, Fish e comigo nos meus discos-solo. O baterista e o baixista são irmãos e tocam juntos há quase 20 anos.

RPB: Você pode nos adiantar quais músicas do Genesis serão tocadas? Estão previstas também as músicas que você gravou com o RPWL como vocalista convidado?

Ray: Do RPWL tocarei Roses, além de algumas músicas do Genesis como  Land of Confusion, The Lamb..., I know what I like, I Can't Dance, Ripples etc bem como meu próprio trabalho.

RPB: Finalmente, a pergunta-padrão que fazemos para os artistas estrangeiros: o que você conhece da  música brasileira? Você conhece alguma banda de rock progressivo brasileira?

Ray: Não, mas estou ansioso para conhecer e aprender muita coisa sobre o Brasil e dos outros países da América do Sul. Eu sei mais sobre o futebol e o café!

Um grande abraço para todos e nos vemos aí no Brasil!

Ray Wilson

Datas dos shows de Ray Wilson na página de shows.

Voltar - Entrevistas

29/03/2005