Aether - Inner Voyages Between Our Shadows - Rock Symphony - RSLN 068 - 2002

Para escrever a primeira frase dessa resenha eu demorei 10 minutos. É até um pouco ridículo mas é verdade. A princípio não encontrei as palavras para começar a descrever o quão bom é segundo disco da banda Aether.

O CD é composto de seis músicas (cada uma delas dividida em partes) sendo que cada uma das seis conta uma história diferente. Os assuntos abordados são: vida e morte, o desconhecido e viagens interiores, o perdão, transcedência, filhos, arte, filosofia e questionamentos individuais. Há ainda uma regravação do clássico A Night on Bald Mountain (Uma Noite em Monte Calvo), baseada no tema original de Mussorgsky e na adaptação feita pela banda Fireballet. Vendo o disco como um todo, observamos que  trata-se de uma obra  conceitual, onde cada música aborda um valor diferente, sequenciando os valores do ser humano. Musicalmente falando, percebemos que cada músico imprime a sua marca na banda. A guitarra alterna timbres sintetizados e regulares (com um estilo a la Hackett em alguns momentos) , a bateria é quebrada e "reta" nos momentos certos, o baixo constante em todo o disco dando vida à "cozinha", os teclados sinfônicos permeados de solos analógicos e os violinos elétricos/acústicos e vocais de apoio femininos ocasionais completam a mistura fervente do Aether. Impossível não se levar pelas melodias e poesias apaixonantes de Prayer for a New Meeting e Scenes from a Wondering Beyond. Ambas, juntamente com a leve marilliana Forgiveness são os destaques do CD. São músicas que aliam melodias simples à complexidade harmônica das composições. As faixas instrumentais também são um destaque à parte e irão consquistar o ouvinte logo na primeira audição. Complete o banquete musical com uma produção de estúdio perfeita e uma poesia belíssima. Para você ter uma idéia da importância da poesia neste trabalho, convido-o(a) a fazer um teste: ouça o disco sem ler/ver o encarte. Depois faça-o acompanhando as letras e ilustrações e se possível leia os comentários sobre cada música no site da banda também antes de ouvir o CD. A diferença é impressionante. Nunca vi um disco de rock progressivo brasileiro que tenha conseguido aliar tão poderosamente poesia e música de forma perfeita como o Aether fez neste CD. (Cesar Lanzarini)

Músicos

Vinicius Brazil - guitarra, guitarra sintetizada, violão e teclados
Alberto Curi - teclados, voz e vocais
Fernando Carvalho - baixo (4 e 5 cordas)
Mario Leme - bateria e percussão
Músicos convidados: Glauco Fernandes (violino acústico e elétrico), Christina Brazil (vocais) e Rita Holmes Brazil (vocais)

Músicas

Prayer for a New Meeting - 14:00
The Gate - 9:15
Forgiveness - 11:36
Scenes of Wondering Beyond - 12:06
Babel Tower - 7:26
A Night on Bald Mountain - 19:29

Site: www.rockprogressivo.com.br/aether

PS: As ilustrações (A cargo de Bernard) de cada música que estão presentes no encarte (e no site) ilustram perfeitamente o significado das mesmas, mas para você ter uma idéia melhor sobre cada faixa (bem como ouvir trechos em MP3) , faça uma visita ao site oficial da banda. Lá você encontrará explicações detalhadas sobre cada música.

Voltar - Resenhas