F2 Music Sampler - Vários - 2001 - F2 Music

 

Este disco reúne faixas de vários artistas do selo inglês F2 Music, responsável por artistas como Cyan, The Fireworks. Além disso, estão relançando diversos trabalhos do Abel Ganz e do The Othello Syndrome.

As músicas:

1 - 5 - Magenta - The White Witch (I - Overture, II - The White Witch, III - The Plague, IV - Reflection, V - The Spell) - 20:23

Pelo que foi noticiado, este disco era para ser o projeto Oceania, que ao que parece foi abandonado por Robert Reed. Aliás, a banda em si trás diversos componentes de outros projetos onde o mesmo já apareceu (The Fireworks e Cyan), Dave Chang (The Fyreworks) e Tim Robinson (Peter Hammil). A faixa foi retirada do CD duplo Revolutions, lançado este ano. São quatro suítes com duração entre 20 e 25 minutos. O destaque aqui fica para o excelente vocal feminino e o instrumental que beira a perfeição. Candidato a melhor disco do ano.

6 - The Fyreworks - Master Humphries Clock - 9:47

Projeto de Robert Reed com Dave Chang (guitarra) entre outros feras do neo-prog inglês. Imagine o instrumental do Van Der Graph Generator com pitadas neo-prog e uma bela flauta. A faixa passa esta idéia. O disco é melhor ainda e ganhou várias notas de destaque na ocasião de seu lançamento em 1997. A Rock Symphony informou há alguns anos atrás que iria lançar o disco.

7 - Cyan - Guardians - 12:05

Robert Reed, expoente do neo-prog britânico do anos 90, contribui com esta faixa retirada do disco Remastered (1997). Duelo constante de guitarra e teclado. Novamente partes instrumentais perfeitas e um vocal que se não é tão bom também não compromete.

8 - The Othello Syndrome - Father of Leches - 6:52

Música retirada do disco The Shadow of Dreams, lançado pela F2 em 1999. Mais um exemplo do característico neo-prog britânico: solos de minimoog e bateria 4x4. Destaque para os vocais, guitarras e teclados.

9 - Cyan - The River - 7:20

Outra música de Reed, sendo que esta foi retirada do disco The Creeping Vine. Cordas e piano introduzem a musica que cai num dueto moog/guitarra (a la Pendragon) recheado com a voz e e vocais de apoio.

10 - Abel Ganz - Little by Little - 7:48

Retirado do novo disco da banda que foi lançado em 2001 e se chama Drawning The Line (Part 1). Recomendado para os fãs da banda e para os que gostam do minimoog/guitarra no estilo Marillion. Boa parte da música é instrumental. O vocal é bastante agradável.

11 - Lee Saunders - The World Prepares - 3:18

Retirado do disco A Promise of Peace (1995). A faixa mais fraca desta compilação.

12 - Swing Gang - Guese You Had To Be There - 4:25 517 Kb

Música do disco solo the Danny Chang (The Fyreworks) também lançado em 2001. Como era de se esperar, destaque para a guitarra numa faixa não muito progressiva.

F2 na Internet (com compra online):

www.progrock.co.uk e www.f2music.co.uk

E-mail: info@f2music.co.uk

Home - Resenhas