Nilton Gappo - Secret Gardens - MV Studio - 1999

capa: Nilton Gappo e Nelson Baumgratz 1 - Planetary Walk - 5:04
2 - Winter Sun - 6:07
3 - Alien Dance - 4:41
4 - Land of The Seven Moons - 6:27
5 - Courage - 5:10
6 - Aafrican Traveller - 6:25
7 - Secret Gardens - 5:30
8 - Eastern & Western Spices - 4:17
9 - Way of The Waters - 5:42
10 - Batuque Noir - 4:58

Tocando violões, guitarras, teclados, além de produzir e arranjar todas as músicas, Nilton lança bom primeiro disco  - que recebeu os elogios da Elephant Talk - gravado em seu estúdio em Belo Horizonte. A primeira faixa (Planetary Walk) tem referências claras ao estilo de bandas como Gentle Giant e King Crimson. A partir da segunda temos uma verdadeira aula de teclados (com timbres analógicos fiéis) que ditam o tom do disco junto com a guitarra, tendo como ponto alto a faixa Alien Dance, Courage e a faixa-título. A bateria eletrônica, um recurso fundamental e barato nos dias de hoje infelizmente soa um pouco artificial em alguns momentos

O disco possui um encarte com a explicação para todas as músicas, o que leva o ouvinte a viajar junto com o músico, compreendendo a obra como um todo. Para aqueles que buscam uma base para comparação, citaria Fonya e Gandalf.

PS: Nilton Gappo via email esclarece: "a bateria eletronica foi tocada e não sequenciada ,são pads da Simmons conectados a um midi trigger da Kat controlando uma R-8M da Roland ,os pratos são Paiste e Zildjan. Pessoalmente prefiro uma boa bateria acustica mas não tive recursos financeiros pra comprar uma boa bateria acustica com o minimo de 4 tontons e 2 surdos mais os microfones e mixer necessarios para grava-la . A solução mais barata foi a eletronica, com a vantagem da percussão étnica."

Pontos Fortes: Fusão guitarra-teclados e faixa multimídia
Ponto Fraco: Bateria eletrônica

Website: www.mvstudio.com.br

HomeResenhas