Luciano Ladeira - Sinais - Sonhos & Sons - 2004

"O cantor, compositor e percussionista Luciano Ladeira acaba de lançar seu primeiro trabalho que mescla composições de world music com desenhos e ilustrações feitas pelo próprio artista. Trata-se do CD "Sinais", distribuído pelo selo Sonhos & Sons de Marcus Viana.

O CD é resultado das excursões e incursões do percussionista ao universo de possibilidades materiais e imateriais. O artista é capaz de extrair notas sonoras de instrumentos nada convencionais como torneiras, freio de carro, vidros de remédios etc. Sua músicas viaja por influências com a boa música mineira (leia-se Clube da Esquina), musicas tribais, tirmos indígenas, além de nuances de jazz, new age e baladas.

De acordo com Ladeira a obra é uma experiência lúdica e criativa realizada com materiais rústicos e elementos de raiz em busca de vôos mais sutis. "as pinturas e ilustrações foram desenvolvidas sob inspiração divina. É quase uma psicopictografia sonora.", diz ele.

Entre os destaques estão a sonora e belíssima "Canção da Vida", a suíte "Tubarão Azul e Rosa", a tranquilizante "Floral" e a faixa-título "Sinais" que procura traduzir toda a atmosfera do CD.

Músicos
Luciano Ladeira - arranjos, composições e execução de todas as músicas
Músicos convidados:Daniel Lemos - Marimba, Daniele Ferraz - Mantra, Marcos Fló - baixo acústico e Igara - rabeca

Músicas
Parte I
Pin  1:38
Tubarão azul e rosa  4:55
Vários mundos  4:50
I - Sinais  7:07
II - Filhos da terra
III - Filhos do sol
IV - Paz

Parte II
Vôo  0:57
Vivendo no limite  7:58
Canção da vida  2:59
Clarear  9:13

Parte III
Floral  4:24
Nova  7:23
Dois corações (Cururu)  5:41
I - Entrando na floresta  8:36
II - Indo além da floresta

Avaliação:
Composição e músicas -
Produção e gravação -
Músicos:
Arte/Encarte:

Início - Resenhas