NIA - Esperanto Pianíssimo (Advanced CD-R) - Independente - 2001

 

Juntos desde 1997 (na bana Kalliban), Anselmo e Rafael, após idas e vindas, voltaram a se encontrar (após o primeiro ter enviando um livro de poesias para Rafael). Este ato de amizade foi fundamental para a formação do NIA, cuja proposta é a música de qualidade. Convidam Thiago, conhecido de outros festivais onde o Kalliban havia participado, que gostando muito da proposta, aceita prontamente. Após contratar outros músicos. participam da EXPO MUSIC 99. Parados, devido a um acidente com Anselmo, voltam a se reunir em 2001. Participam diversos festivais, entre eles FUC 2001, onde ganha o prêmio de Melhor Arranjo.

O disco, baseado em estudos e idealizações em filosofia, psicologia e comunicação, foi composto raciocinando que no futuro a tendência da música é tornar-se algo único, sem diferença de estilos e sim de qualidades. Composto de 7 faixas, o objetivo do NIA é levar isso à tona, ou pelo menos iniciar um movimento em busca da liberdade musical dentro dos mais diversos estilos.

As faixas mostram grande variedade de ritmos e temas (Amazônia, religião, crítica social etc), mas também apresentam momentos de simplicidade e peso. Sabiamente, adicionam letras em português, mas a maior parte das músicas é cantada em inglês. Destaque também para os violinos e cordas, flauta e de akena e transversal dos músicos convidados.

Tecnicamente, os músicos mostram competência. Anselmo é estudante de composição e regência (FAAM) e já teve poemas publicados, além de ser confrade da Ordem dos Poetas. Já estudou com Ivan Busic (Dr. Sin). Rafael é estudante de guitarra e composição. Faz aulas com Mozart Mello e Heraldo do Monte, entre outros. Já estudou com Rafael Bittencourt (Angra). Thiago está "na estrada" há dez anos. Já ganhou mais de 10 festivais realizados em São Paulo (incluindo a Grande SP). Atualmente desenvolve posturas técnicas de expressão vocal através da Fonoterapia. Atua também no Departamento de Música da ECA (Escola de Comunicação e Artes) na USP. Gustavo e Felipe são estudantes de Música do Conservatório Souza Lima.

Assumem as seguintes influências: Queen, Kansas, Yanni, PInk Floyd, Yes, J. Hendrix, Rush, Dream Theater, Enya, Barroco e Clássico (Vivaldi, Bach, Mozart e Beethoven), Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Angra, Augusto dos Anjos, Machados de Assis, Shakespeare, Fernando Pessoa, Edgard Armond, Carlos Castañeda, Albert Camus...

Contatos: anselmomn@zipmail.com.br e raeborges@hotmail.com Tel.: (11) 3733-4430 e 4702-6847

Home - Resenhas