Pendragon - Not of This World - Toff Records - 2001

Depois de uma ausência de cinco anos e uma longa turneé (inclusive com apresentações no Brasil - Rio de Janeiro e Macaé (RJ), o quarteto inglês liderado pelo guitarrista e vocalista Nick Barret (fã confesso do Sagrado Coração da Terra), contando ainda com Fudge Smith (bateria), Clive Nolan (teclados) e Peter Gee (baixo) está com um novo disco de estúdio. 

O disco representa um marco na carreira da banda pois trata-se de uma obra sólida e madura. A fórmula é a mesma: solos de guitarra chorados, teclados extremamente competentes, monumentais e sinfônicos e uma cozinha (sempre) eficiente. Talvez isto já tenha cansado alguns admiradores, no entanto, este disco tem tudo para agradar aos fãs da banda e aos que queiram conhecer a obra, quiçá por pessoas que irão ouvir progressivo pela primeira vez. Pelo que o disco apresenta (letras autobiográficas, timbres de teclado e guitarra nunca apresentados em outros discos, quebra de andamento...) afirmo que o que era impossível aconteceu: OOTW superou The Masquarade Overture; e trata-se do melhor disco do Pendragon até o momento.

A primeira prensagem conta duas faixas extras acústicas (Paintbox e King of The Castle, ambas do disco The Masquarade Overture), sendo que o destaque vai para os backing vocais perfeitos de Tina Riley. . Estas faixas não estarão presentes nas próximas prensagens, apesar de terem sido lançadas na coletânea da banda que saiu pela Metal Mind Productions. (cal)

Banda

Nick Barret - guitarra e voz
Fudge Smith - bateria
Clive Nolan - teclados, vocais de apoio
Peter Gee - baixo

Músicas:

If I Were The Wind (And You Are The Rain) - 9:23
Dance of Seven Veils
Part I: Faithless - 4:09
Part II: All Over Now - 7:30
Not Of This World
Part I: Not Of This World - 7:20
Part II: Give It To Me - 2:23
Part III: Green Eyed Angel: 6:40
A Man Of Nomadic Trades - 11:43
World's End
Part I: The Last Children - 10:46
Part II: And Finally - 7:13
Paintbox - 4:25 (faixa extra)
King of The Castle - 4:44 (faixa extra)

Internet:

www.toffrecords.com