Plan X - First Impression - Independente - 2002

Existem alguma banda de rock progressivo brasileiro que siga uma linha Alan Parsons, Manfred Mann (anos 80) e Barclay James Harvest? A banda Plan X tem como proposta "preencher este vazio", como afirma Edu Oliveira, tecladista da banda no release enviado a RPB.

Este disco é conceitual e baseia-se nas "impressões que ficam em nós após vivenciarmos alguma experiência. Eis as análises das faixas, de acordo com a banda:

"Onze faixas compõem o cd, que é iniciado pelo instrumental First Contact, criando o clima para How does this story, que fala de uma estória/ história onde os personagens somos nós. Um pequeno interlúdio acontece e temos Another Place, onde a paixão é o foco, não a paixão idealizada, mas o simples fato de duas pessoas estarem juntas, fazendo amor e dividindo seu momento. O aqui e o agora são a eternidade. Speculative Fantasy mostra a insignificância do homem diante da grandeza de um infinito imensurável. To whom it may concern é uma experiência mística através do contato com a raiz Ayuasca, usada pela seita Santo Daime como ponto de auto conhecimento. Morning é uma pequena peça de violão do guitarrista Ivan com influências de Alan Holdsworth. At the right time é a necessidade de não se amedrontar diante do novo. Behind closed doors é um tema de tensão, com escalas que nos remetem ao sentimento de curiosidade emistério, rumo ao desconhecido. Horizon é a visão pessoal do tecladista Leonardo Mendes para a força e imensidão do horizonte. As the saying goes é uma canção meso blues e meso balada formada por inúmeros ditados e frase de efeito, que apesar de generalizarem as situações, esquecem apenas de mostrar algo: Cada experiência é única e esta nunca é igual a outra."

O trabalho é realmente diferente e tem tudo para agradar aos fãs de rock progressivo que gostam de uma linha mais pop. O disco rola facilmente da primeira até a última faixa.

Act 1
 a) First Contact
 b) Hiow does this story
 c) Interlude
 d) Another place
Speculative fantasy
To whom it may concern (part I and II)
Morning
At the right time
Behind closed doors
Then it happened
Horizon
As the saying goes

Site: http://planx.vilabol.uol.com.br/index.htm

Contato: planxplan@hotmail.com

Home - Resenhas