Semente - Same - Independente - 1999 - Brasil

O Disco

Gravado no Estúdio SB, Rio de Janeiro, de julho de 97 a agosto de 98.
Músicos: Sérgi Benchimol (Guitarra base, Flatin, Flauta Transversa, Violão, Piano, Órgão, Violão de Aço e 12 Cordas, Teclados, Sax e Vocal), Marcia Kosinski (Vocal), Alexandre Kosinski (Guitarra Solo), Pedro Kosinski (Baixo e Piano Elétrico) e Mario J. C. de Carvalho (Bateria)

Músicas

1 - Semente (a. Big Bang, b. Nas Águas, c. Passos de Dinossauro, d. Pós Impacto, e. Despertar) 6:50
2 - Insanidade 6:30
3 - Ninfa Azul 11:37
4 - Novas Forças 8:12
5 - Mundo Guerreiro 8:35

capa

Comentários

"Dia 28 de agosto de 1978 foi um marco na vida de quatro caras que viviam no Rio de Janeiro entre aulas, garotas, praias e uma paixão em comum: a música. Naquele dia, Alexandre, Mário e Pedro, que já tocavam juntos há algum tempo, fizeram o primeiro som Sérgio e aquela alquimia deu origem a uma união muito mais que sonora. Naqueles tempos de  Rock Progressivo e Heavy Metal, de Yes a Uriah Heep, de Tangerine Dream a Black Sabbath, de Deep Purple a Pink Floyd, de Genesis a THe Doors, os quatro rapazes embarcaram numa viagem que nem o tempo e nem a distância geográfica conseguiram pôr fim até hoje. As músicas deste trabalho são uma releitura do que se passava naquelas quatro cabeças: uma mistura equilibrada do que rolava no underground carioca."

O trecho acima é na verdade um relato fiel do trabalho do Semente. Um disco que estava pronto desde 1978 e que só agora temos a oportunidade de ouvir. As quatro primeiras canções são da época citada e realmente refletem um som bastante progressivo. Destaque para faixa-título, com ótimas "críticas" sonoras (leia a entrevista) e para a viajante Ninfa Azul. Parabéns para o multiinstrumentista Sérgio Benchimol e para toda a banda, que conseguiram resgatar esta obra que poderia se perder .Todo o disco é de um bom gosto instrumental, mas o vocal deixa um pouco a desejar. Bela capa de Bernard (Tempus Fugit, Projeto Caleidoscópio, Solis e Anima Dominum)

Novamente temos outra banda do Rio de Janeiro, que tem se mostrado um verdadeiro celeiro progressivo.

Avaliação: bom